Negociação

Negociação em cinco passos

outubro 29, 2019
Mas afinal, como funciona uma negociação?

Mas afinal, como funciona uma negociação?

Primeiramente, é importante frisar que a negociação exige um trabalho direto das partes na identificação de interesses e geração de valor. Ao contrário do que alguns pensam existem técnicas que, quando aplicadas, tendem a garantir o resultado esperado.

Adquirir conhecimentos e habilidades de como negociar é uma vantagem competitiva em qualquer situação que seja necessário um acordo entre duas ou mais partes. E quando falamos de finanças, saber mais sobre técnicas de negociação pode ajudar a trazer benefícios e economia em situações como compras, vendas, pagamentos e dívidas.

Para começarmos a nos aprofundar nesse mundo, listamos abaixo cinco passos envolvidos no processo de negociação:

1. Preparação para a negociação

Essa fase inicial contempla todo o processo de pesquisa e levantamento de informações a respeito de seus próprios interesses na negociação e dos interesses da outra parte. Ela deve ocorrer antes do primeiro encontro e é fundamental para se construir as bases de uma negociação eficaz.

2. Criação

Antes de qualquer proposta, procure estabelecer quais as opções que estão na mesa e tentar identificar as alternativas. O foco será o desenvolvimento de um trabalho conjunto para que todas as partes se sintam confortável com o possível resultado que será obtido.

3. Negociação propriamente dita

O ponto central dessa fase é a divisão de valores. Identificados os interesses envolvidos, as opções desejadas e as alternativas, cabe agora pensar com a outra parte quais as possibilidades de negociação, sem se comprometer. Esse passo é, sem dúvida, o mais delicado de todo o processo. Saber como lidar com momentos de tensão pode ser um diferencial.

4. Fechamento

Essa fase envolve a tomada de decisão. Feitas e recebidas as propostas, é chegada a hora de se avaliar o que está na mesa e escolher o caminho que será seguido. Aqui o uso de boas práticas de comunicação são imprescindíveis para que se chegar no resultado esperado.

5. Reconstrução da negociação

Essa etapa final diferencia o negociar profissional do amador. Firmado o compromisso deve-se o negociar pensar na implementação dos seus termos. É aqui que será observado se o relacionamento construído ao longo de todo processo foi adequado. Um bom acordo é orientado pelo cumprimento dos compromissos assumidos e pelos bons relacionamentos que foram construídos durante o processo.

Ficou com alguma dúvida ou tem interesse em saber mais sobre o assunto? Conta para nós nos comentários! Estamos preparando materiais para te auxiliar na melhoria das suas técnicas e resultados em negociações, que podem contribuir também para suas finanças pessoais e finanças empresariais.

E não esqueça e nos acompanhas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn com conteúdos semanais para você ficar sempre de olho nas finanças!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO